Serviço Família Acolhedora tem protocolo pandêmico aprovado

Aconteceu na manhã do dia 16, a Assembleia Geral nº 341 – Sessão Aberta – Reunião Ordinária do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com participação da rede de proteção a crianças e adolescentes no município de Salvador.

Na ocasião, foi aprovado, por unanimidade, o Protocolo pandemico para Acolhimento em Família Acolhedora durante a pandemia do novo coronavírus. O documento foi elaborado pela Fundação Cidade Mãe (FCM), por meio da equipe técnica do Serviço Família Acolhedora de Salvador (SFA) e pelo Centro de Operações Especiais (COE) da Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram do encontro a Diretora de Atenção à Saúde, Zaída de Barros Nascimento, a Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina da Silva Gonçalves, a Subcoordenadora de Saúde Materno Infantil, Michele Sacramento, a presidente da FCM, Gabriela Macedo, o Diretor Executivo da FCM, Mateus Castros, a Gerente do SFA, Suzana Esteves, a equipe técnica do serviço e demais autoridades.

A aprovação deste protocolo era a etapa que faltava para que os primeiros acolhimentos acontecessem com segurança. O Serviço Família Acolhedora conta hoje com 07 famílias habilitadas e, em breve, a Primeira Vara da Infância e Juventude deverá encaminhar as primeiras crianças, de 0 a 6 anos, para serem acolhidas, provisoriamente, em famílias acolhedoras.