Programa da Família Acolhedora é aprovado pela Câmara de Vereadores.

A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou nesta segunda-feira (14) o Programa Família Acolhedora da Cidade do Salvador (PFACS), que será executado pela Fundação Cidade Mãe (FCM), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (SEMPS). Com o monitoramento do Judiciário, crianças que sofreram maus tratos e/ou abuso terão a guarda concedida a uma nova família, que receberá R$ 650,00 por um prazo máximo de dois anos. Esse valor será integralmente pago pela Prefeitura de Salvador.

O PFACS é um serviço de acolhimento provisório, em residências, de crianças e adolescentes, que estão afastados, por ordem judicial, da convivência familiar, por famílias acolhedoras. As famílias acolhedoras passarão por processo de capacitação do programa, que contempla oficinas, seminários e palestras, utilizando-se a metodologia participativa. Ambas as famílias, as acolhedoras e as de origem, serão acompanhadas por profissionais técnicos especializados.

Com o Família Acolhedora, a Fundação Cidade Mãe, sob a gestão de Risalva Telles, colabora de maneira siginficativa para que o governo de ACM Neto dê um passo importante para resolver um dos mais graves problemas sociais e humanitários deste país: o abandono e maus-tratos de crianças, na sua maioria muito pobres, no seio da própria família. “Já trabalhamos com uma ampla rede de acolhimento a criança e adolescente, mas buscamos sempre aprimorar e este projeto é mais um compromisso firmado com o povo de Salvador”, afirmou o prefeito ressaltando a importância da família e da educação para a formação do cidadão. Para a presidente da FCM, Risalva Telles, o Programa Família Acolhedora vem para garantir a dignidade de crianças e adolescentes que, por um momento, não podem estar com suas famílias, mas que podem receber cuidados de outras famílias dispostas a acolher.

Em breve, divulgaremos como as famílias interessadas em se tornarem famílias acolhedoras poderão se inscrever para fazer parte do programa.