FCM reinaugura CCS de Saramandaia

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Cidade Mãe, reinaugurou, na última sexta-feira (13), o Centro de Convivência Socioassistencial de Saramandaia. A solenidade contou com a presença do ilustre prefeito ACM Neto, do secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, Bruno Reis, da presidente da Fundação Cidade-Mãe, Risalva Telles, e do vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Carlos Gantois, parceiro na reforma do centro. A entrega do CCS à comunidade de Saramandaia, fez parte das comemorações pelos 466 anos de Salvador, sendo também a primeira iniciativa de um conjunto programado na área social, que incluem ações como a entrega dos cartões do Primeiro Passo, iniciada nesta quinta-feira (12).

O CCS de Saramandaia passou por uma reforma completa, que incluiu pintura, revisão do telhado e da rede elétrica, além de recuperação do piso e do jardim, para oferecer melhores serviços às crianças e adolescentes assistidas pela Fundação Cidade Mãe. O centro oferece oficinas culturais e profissionalizantes a cerca de 400 jovens, entre 08 e 24 anos, e conta com estrutura composta por recepção, salas de oficinas, sanitários, biblioteca, sala de TV, espaço de informática, salas de interatividade e de dança, entre outros ambientes. Com intenção de contagiar a comunidade com cor e alegria, a FCM foi responsável pela pintura das fachadas das casas que ficam em frente ao centro.

Durante a sua fala, o prefeito ACM Neto ressaltou como a reestruturação do órgão foi importante para que a reforma da unidade fosse executada:  “A Fundação Cidade-Mãe estava completamente destruída, sem projetos, com espaços fechados. Salvador tinha que, no passado, passar o 29 de março em branco, mas agora podemos oferecer um mês inteiro de comemorações à cidade. Por onde a gente olha há realizações. Estamos, com esse centro, oferecendo as condições para que essas crianças e jovens possam perseguir seus sonhos e isso vai permitir que tenhamos, no futuro, grandes talentos”, afirmou o prefeito.

A presidente da FCM, Risalva Telles, agradeceu à equipe e parceiros, e falou da importância de oferecer um serviço social com dignidade a crianças e adolescentes para que eles possam ser protagonistas do próprio futuro. O secretário Bruno Reis lembrou da importância das ações da FCM na comunidade. “Nesse centro as crianças terão a oportunidade de convivência e fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade no contraturno das escolas, fazendo com que deixem de ser vítimas da violência e da criminalidade”, avaliou.

O evento contou ainda com uma belíssima apresentação dos educandos da turma Jovem Aprendiz de Dança, e uma apresentação teatral com os atores-mirins Danilo e Bia, educandos do CCS. Ao final das apresentações, todos cantaram parabéns para a cidade de Salvador.

A previsão é que mais centros sejam reformados e inaugurados até 2016.