Logo Prefeitura de Salvador

FCM promove capacitação para o Serviço Família Acolhedora

Aconteceu nos dias 29 e 30/10, uma capacitação do Serviço Família Acolhedora do município de Salvador, voltada para toda a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e para a equipe técnica do serviço.

O Serviço Família Acolhedora (SFA) será implementado e executado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Cidade Mãe (FCM). Atualmente, o munícipio conta com Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) que acolhe crianças e adolescentes que, por terem seus direitos violados, necessitam passar um período afastados da família de origem. A FCM é responsável por 5 dessas UAI’s, realizando o acolhimento de crianças e adolescentes de 8 à 18 anos incompletos.

A proposta do SFA é a não institucionalização de crianças e adolescentes que necessitam se afastar da família de origem. Ao invés de serem acolhidos em UAI’s, esse público é acolhido em uma família, previamente cadastrada e capacitada para recebe-lo. Enquanto a equipe técnica trabalha a família de origem para que ela possa se reestruturar, a criança e/ou o adolescente permanece em acolhimento familiar, que é acompanhado de perto pelos técnicos do serviço.

Jane Valente, mestre e doutora em Serviço Social e consultora da Rede Latino Americana de Acolhimento Familiar (RELAF), juntamente com Adriana Pinheiro, assistente social e especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes, foram responsáveis pela capacitação que teve como objetivo preparar os profissionais para executar o serviço.

Para Valente, autora do livro “Família Acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”, a capacitação é um importante passo na estruturação do SFA “Falamos sobre a base do serviço, sua legislação, princípios e conceitos para alinhar toda a rede de proteção. No segundo dia abordamos a operacionalização, relatando como fazemos no cotidiano tanto do olhar do assistente social, como do psicólogo, como dos demais profissionais para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes”, afirma.

No primeiro dia de capacitação, tivemos participação ativa do Ministério Público, através da Dra. Marcia Rabelo, da Defensoria Pública, com o Dr. Pedro Fialho, além de representantes da 1ª Vara da Infância e Juventude, do Conselho Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde e dá da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, além da equipe integral do Serviço Família Acolhedora FCM. O segundo dia, voltado para a equipe técnica, também contamos com a presença do Ministério Público e da Secretária Municipal de Saúde.

Para a presidente da FCM, Gabriela Macêdo, é uma alegria poder ver o Família Acolhedora caminhando para ser implementado o quanto antes “O Serviço Família Acolhedora está sendo gestado a um tempo e agora estamos dando passos mais concretos para sua execução. Uma vez que a equipe está capacitada, poderemos trabalhar com famílias que já demonstraram interesse em acolher, em suas casas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Oferecer o Família Acolhedora para a cidade de Salvador é, para nós da FCM, um momento de extrema felicidade. Vamos trabalhar cada vez para que crianças e adolescentes sejam cada vez menos institucionalizados”.

O SFA é um grande passo que coloca Salvador como um dos municípios que está a frente no que diz respeito à proteção de crianças e adolescentes. É a Fundação Cidade Mãe trabalhando para oferecer o melhor.

 

Skip to content