Logo Prefeitura de Salvador

FCM inaugura Centro em Cajazeiras XI

Na última sexta-feira (27/03), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (SEMPS) e da Fundação Cidade Mãe (FCM), entregou mais um Centro de Convivência Socioassistencial, dessa vez em Cajazeiras XI. O Centro foi entregue pelo prefeito ACM Neto, na companhia do secretário da SEMPS, Bruno Reis, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Rodrigo Alves, e da presidente da Fundação Cidade Mãe, Risalva Telles. Estiveram presentes também os vereadores Leo Prates, Odiosvaldo Vigas e Euvaldo Jorge, além da representante da Seleta Construções, Sra. Dinalva Oliveira, líderes comunitários e diversos membros da comunidade. A inauguração integra as ações pelos 466 anos de Salvador.

O CCS de Cajazeiras tem capacidade para atender cerca de 300 jovens de 14 a 24 anos e conta com espaço para inclusão digital, biblioteca aberta ao público e salas para realização de oficinas. Segundo a presidente da FCM, o diferencial deste Centro está nos cursos de capacitação na área de construção civil, com oficinas de eletricista predial, pedreiro, pintura de paredes, entre outras atividades, numa ação articulada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São 500m², com um espaço específico para as oficinas na construção civil, além de salas música, dança, capoeira e balé. A maioria das oficinas remunera os jovens com meio salário mínimo através do programa Jovem Aprendiz.

Segundo o prefeito, nessa fase em que a cidade celebra aniversário, a cidade está avançando em todas as áreas, sobretudo a social. “Comemoro o resgate da autoestima da nossa cidade. Quando assumimos, a Fundação Cidade-Mãe estava completamente abandonada, mas com criatividade mostramos que é possível fazer mais. Os centros de convivência são exemplo disso. Aqui os jovens vão começar a conviver com atividades que facilitem o ingresso no mercado de trabalho, resgatando uma dívida histórica com as crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse. Bruno Reis afirmou que os resultados somados pela Fundação Cidade-Mãe são fruto de uma nova lógica na administração, sendo o braço executor da secretaria. “A Fundação é o órgão realizador de grandes obras. Com muito trabalho, agora podemos colher resultados como esse, um novo Centro de Convivência Socioassistencial, exatamente na semana em que a cidade comemora 466 anos. Entendemos que não dá para esperar. É preciso fortalecer cada vez mais as ações na área social, e é por isso que vamos próxima semana a Brasília lutar por mais recursos para nossa cidade”, apontou.

Durante a inauguração, Risalva ressaltou que este é um espaço para a comunidade, e afirmou o compromisso de ceder a sala de dança para que os sete grupos de valsa da comunidade de Cajazeiras, possam realizar seus ensaios. A decisão foi comemorada por todos os presentes. Ainda de acordo com a presidente da FCM, a unidade, que faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura, foi pensada para que seja um local atrativo para os jovens. “O centro foi pensado para criar nos jovens esse sentimento de pertencimento e para envolvê-los com as ações desenvolvidas no espaço. As pessoas terão orgulho dessa nova unidade, que tem toda a qualidade na estrutura e proporciona aconchego, além do atendimento humanizado. Estamos, cada vez mais, oferecendo espaços para que esses jovens não fiquem ociosos nas ruas”, afirma, lembrando que no dia 13 de março de 2015, um centro de convivência também foi entregue em Saramandaia.

O CCS de Cajazeiras funciona na Rua Juscelino Kubitschek, nº 74, Cajazeiras XI, das 08h às 17h.

Skip to content