FCM entrega UAI da Boca do Rio

Após ampla reforma, a Unidade de Acolhimento Institucional da Boca do Rio foi entregue completamente recuperada na manhã desta sexta-feira (12). Administrada pela Fundação Cidade-Mãe (FCM), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), a estrutura passou por intervenções que envolveram pintura, revisão hidráulica e elétrica, reforma nos banheiros, entre outras intervenções. A unidade tem capacidade para acolher até 20 jovens de 15 a 17 anos, encaminhados pela 1ª Vara da Infância e Juventude e que sofreram algum tipo de violência. Um dos acolhidos é o jovem M. A. de 17 anos. Para ele, a estrutura possibilita que participe de atividades que considera legais. “Aqui tenho aprendido educação e respeito. Gosto daqui, principalmente do curso de capoeira”, diz, afirmando que pretende seguir a atividade quando sair da instituição.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito ACM Neto lembrou que esta é a terceira unidade da FCM entregue pela atual administração somente este ano – as outras duas estão localizadas em Cajazeiras e Saramandaia – e que é uma forma de diminuir o débito que Salvador tem com os jovens. “Esse débito resultou no drama social que vemos hoje e que atinge principalmente as crianças e adolescentes pobres da periferia. Mas estamos escrevendo um novo momento na cidade e a entrega desta unidade aqui completamente recuperada é uma forma de dar a essas crianças oportunidade de lazer, acesso à biblioteca e acolhimento quando não possuem o apoio familiar adequado”, completou.

O secretário da Semps, Bruno Reis, ressaltou que a pasta tem trabalhado para garantir os direitos das crianças e adolescentes na cidade, inclusive na busca de recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como por meio de parcerias com a iniciativa privada. A reforma da unidade da Boca do Rio, por exemplo, contou com o apoio da empresa Metro, que arcou com parte da execução da obra. “Temos que ter atenção à alta complexidade que envolve crianças em situação de risco social. Estamos, neste momento, discutindo com o Ministério Público e o governo estadual o reordenamento da rede de acolhimento a jovens, que vai garantir 520 vagas, sendo 80 delas apenas pela FCM. Devemos lançar em breve o edital para reordenamento da rede com credenciamento de quatro entidades e devemos entregar mais uma unidade de assistência, desta vez nos Barris”, relatou o secretário.

Para a presidente da FCM, Risalva Telles, é um grande desafio oferecer estruturas melhores e mais atraentes aos jovens, mas que a Prefeitura tem trabalhado bastante para isso. “O tempo que as crianças e adolescentes passam nas nossas unidades devem fazer com que se sintam acolhidos e que promovam uma reflexão sobre a própria vida, ajudando a despertar a própria consciência, fazer com que eles acreditem que podem fazer coisas boas”. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rodrigo Alves, ressaltou o trabalho que a administração municipal tem realizado em prol dos jovens de Salvador. “Vejo que as ações realizadas fazem valer a política pública em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, que precisam ser respeitados e promovidos”, apontou.

(Texto: Mathias Jaime | Tv do Servidor Público)

Imagem: Divulgação PMS