FCM certifica os primeiros Jovens Aprendizes Especiais da instituição

A Fundação Cidade Mãe (FCM) realizou, no último dia 05, a solenidade de Certificação dos Educandos concluintes dos cursos de Jovem Aprendiz em Artes Visuais e Dança. O evento aconteceu no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores, as 15h.

Durante o evento, aconteceu a exposição “Raízes”, elaborada pelos jovens aprendizes de Artes Visuais, do Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Parceria Cristo é Vida. Os educandos de Dança, do mesmo CCS, apresentação espetáculo “Raízes!  Nossa história !!! Aqui estamos nós!”.

Em seguida a turma de Dança do CCS de Saramandaia dominou o palco com a apresentação “Atalhos”, mostrando que nem sempre os atalhos são necessários, fazendo das oportunidades um caminho a ser percorrido. Finalizando as apresentações, os jovens de Dança do CCS de Canabrava deram um show celebrando cada etapa experimentada no curso, mostrando essa oportunidade como um grande começo para nossa vida profissional de meninos e meninas.

Os certificados foram entregues pela Presidente da FCM, Sra. Risalva Telles, que afirmou a importância do trabalho realizado “a valorização desses jovens é o que mais importa para nós”.

Em 2014, a FCM recebeu do Ministério do Trabalho Emprego e Renda (MTE), uma certificação especial para ministrar cursos de Artes Visuais, Dança, Recreador e Teatro a adolescentes e jovens de 14 a 21 anos, dentro da categoria Jovem Aprendiz, tornando-se assim a Primeira Unidade Formadora Especial no Brasil.

Os cursos de Artes Visuais e Dança duraram um ano e três meses. Durante todo esse período, os adolescentes e jovens receberam bolsa auxílio no valor de meio salário mínimo, além de terem a carteira de trabalho assinada e demais benefícios trabalhistas. A ação foi possível graças a parceira da FCM com 14 empresas que acreditaram no projeto: Seleta, Consórcio GNL, Metro Engenharia, GPO Solvi Engenharia, Consórcio Mobilidade Bahia, SPE Varanda do Vale, Kubo Engenharia, SPE Qta da Baronesa, Falcão e Garrido LTDA, Construtora Ceara Mendes, S&A Supermercado e Panificadora, Torres Engenharia, Dan Hebert e Sertenge S/A.

Certificar os educandos das primeiras turmas de Jovem Aprendiz Especial FCM é um marco para a instituição e também uma motivação para que o trabalho continue. Uma nova turma de Dança já foi iniciada em outubro de 2015, no novo Centro de Convivência Bariri das Artes, localizado na sede da FCM, no bairro de Engenho Velho de Brotas e novas turmas estão previstas ainda para o ano de 2015 e para 2016.