Equipe FCM conhece o Serviço Família Acolhedora de BH

A Fundação Cidade Mãe, direção e parte da equipe técnica, realizou uma viagem a Belo Horizonte para conhecer o Serviço Família Acolhedora- SFA, implementado no município, no ano de 2009. Inicialmente, o Serviço tinha como recorte o atendimento à primeira infância. Com o passar do tempo, foi observada a necessidade de ampliar o acolhimento até a maioridade do acolhido.

A coordenadora da gestão municipal da Secretaria Municipal de Assistência,  Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), Valéria Cardoso,  explicou que a execução do SFA se dá por meio de duas modalidades: de curta duração,  para crianças e adolescentes que foram afastados de sua família de origem por medida protetiva, mas ainda com possibilidade de retornar ao seio familiar, após o acompanhamento socioassistencial; e outra modalidade de longa duração,  para adolescentes que foram afastados de suas famílias, sem possibilidade de retorno à família de origem e sem possibilidades à adoção. Esse  acolhimento  pode se estender até a maioridade do acolhido.

Foi possível conhecer in loco, e conversar com a equipe técnica do Serviço. Foi uma roda de conversa muito importante para que a FCM pudesse conhecer as metodologias e ações aplicadas, a fim de minimizar erros e potencializar acertos, agora no início da implementação do serviço em Salvador.

No sábado, 30, a equipe da  FCM participou do evento “Entre Famílias”, realizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da SMASAC,  com a proposta de reunir famílias acolhedoras e os acolhidos. Se tratou de um evento para fechamento de um ciclo ( ano 2019) e, portanto, mais festivo por conta das comemorações de final de ano. Houve uma esquete teatral que fala do SFA de maneira lúdica, utilizando teatro de bonecos, mas contemplando todas as informações e implicações do serviço.

É a Fundação Cidade Mãe dando os primeiros passos na execução do serviço que, inicialmente,  atenderá a primeira infância, na faixa etária de 0 a 7 anos! As famílias já cadastradas, candidatas a famílias acolhedoras, estão sendo atendidas na sede da FCM, para obter maiores informações e algumas já estão  inscritas no processo de capacitação, primeiro passo da habilitação para ser Família Acolhedora.