Logo Prefeitura de Salvador

Educandos FCM brilham no “Era uma vez… Flor&Ser”

Na tarde do dia 08 de novembro de 2018, no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Parceria AABB Comunidade, a Fundação Cidade Mãe apresentou o espetáculo Era uma Vez… e a segunda edição do show de talentos, o FLOR & SER.

O espetáculo Era uma Vez… é fruto do trabalho de formação para cidadania desenvolvido através das oficinas de Dança, Capoeira, Esportes, Artes Visuais, Teatro, Karatê e do apoio pedagógico nos Centros de Convivências Socioassistenciais. As histórias encenadas e coreografadas trataram de temas a exemplo da amizade, interesse pela leitura, respeito a diversidade e cuidados com o corpo.

O FLOR & SER tem o objetivo de despertar e apresentar os talentos dos educandos. 

 

Era uma vez…O encontro dos contos!

O espetáculo retrata um pouco da história dos contos Rei Leão; Menina bonita do laço de fita; O menino marrom; Bruna e a galinha d’angola e O cabelo de Lelê. De maneira intercalada e coreografada, busca mostrar o respeito a diversidade.
Oficinas envolvidas na apresentação: Artes visuais; Dança e apoio pedagógico. A apresentação foi realizada pelos educandos do Centro de Convivência Socioassitencial (CCS) Periperi.

A primeira apresentação do Flor&Ser foi Levi Pereira de Jesus, 08 anos de idade, educando do CCS AABB Comunidade que apresentou a coreografia estilo “dança do passinho”.

 

Era uma Vez… Os Saltimbancos!

A Apresentação “Era uma vez Os saltimbancos” é uma adaptação do musical infantil denominado Os Saltimbancos (I Musicanti, no original) de autoria de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov, inspirada nos Contos dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”. Narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), devido a maus tratos, fugiram de seus patrões. No Brasil ganhou versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque no final de 1976. Oficinas envolvidas: Dança , Teatro e Artes Visuais. Noemi Gabriele Silva Rodrigues , educanda do CCS Periperi foi o talento que cantou a música Trem Bala de Ana Vilela!

Era uma Vez… um mês colorido!

Ressaltou a importância da valorização da vida, o cuidar de si e do outro, o cuidado com a saúde física e mental, de uma vida saudável porquê quem se ama se cuida. Apresentação dos Jovens Aprendizes de Dança do CCS Bariri das Artes. O educando Renilson, do CCS Cristo é Vida, apresentou sua tela , uma releitura da obra de Portinari” Futebol em Brodosky  e a educanda Rebeca Ribeiro Aragão da Silva cantou música Hey, Pai de Isadora Pompeu.

Era uma Vez… A Menina que odiava os Livros (Uma adaptação do livro A Menina Que Odiava Os Livros – Manjusha Pawagi)

Conta a história de Meena, uma menina que detestava os livros, mas seus pais amava os livros. Um dia, o gato de Meena derrubou uma pilha de livros, que veio ao chão, espalhou-se, abriu-se e … Apresentação dos educandos do CCS Canabrava. Oficinas que envolvidas na apresentação: Dança, Capoeira e Artes. Apresentação do educando do CCS AABB Comunidade , Abimael Pereira do Espírito Santo, com a declamação da poesia de sua autoria “ Eu Sou Afrodescendente” – Uma poesia de cunho social com ênfase na consciência negra.

Era uma Vez…Os três peixinhos!

Uma história construída pelos educandos do CCS Cristo é Vida e ressalta o valor da amizade. Apresentação das educandas do CCS Saramandaia, Sheila dos Santos Costa e Jenifer Tavares dos Santos que cantaram a música “Era uma Vez” de Kell Smither

Era Uma Vez… Educandas Bonitas dos Laços de fita (adaptação do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado)
Contou a história de um coelho que queria ser negro mas, não sabia como. As educandas tentam ajudá-lo porque também se perguntam o porquê de serem negras. Apresentação dos educandos do CCS AABB Comunidade. Oficinas envolvidas na apresentação: Dança/Artes/Esporte

 

Esse trabalho, tão ricamente construído com os nossos educandos, reforça a importância do trabalho da Fundação Cidade Mãe junto aos meninos e meninas que são verdadeiros talentos na cidade de Salvador.

 

Skip to content