Aconteceu hoje pela manhã, no auditório da Fundação Cidade Mãe, uma qualificação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) com uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia Municipal da Mulher Negra, em Salvador.

Esta ação qualificação foi uma atividade realizada pelas Secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (SEMUR), através do Comitê do PCRI em parceria com a Fundação Cidade Mãe (FCM).

Na abertura do evento, os Jovens Aprendizes de Dança do CCS Bariri das Artes, sob a orientação da educadora Verônica Oliveira, realizaram uma belíssima apresentação inspirada no poema “A Canção do Africano” (Castro Alves).

As palestrantes, professoras doutoras Lindinalva Barbosa e Vilma Reis (Ouvidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia) abordaram a importância da data de hoje, destacando personagens como Maria Felipa, Luísa Mahin, Lélia Gonzales, Luísa Barros e Sueli Carneiro.

Estiveram presentes a Secretária da SPMJ, Sra Cristina Argiles, o sub-secretário da SEMUR, Sr. Valcy Silva (representando a Secretária professora Ivete Sacramento), a Diretoria de Políticas para a Juventude, Sra. Gabriela Macedo, a presidente da Fundação Cidade Mãe, Sra. Roberta Caires, representantes dos demais órgãos municipal da Prefeitura Municipal de Salvador e do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra.