Adolescentes da FCM abrilhantaram a X Conferência Municipal de Assistência Social

Com uma belíssima apresentação de Maracatu os adolescentes do Programa de Aprendizagem da FCM, Geração Nota 10, brindaram a X Conferência Municipal de Assistência Social, mostrando técnica e profissionalismo e foram aplaudidos de pé pelo público presente.

Os dançarinos fazem o curso no Centro de Convivência Socioassistencial de Canabrava, onde o trabalho vem evoluindo a cada dia, fortalecendo a comunidade, desenvolvendo a autoestima e formando uma nova geração de crianças, adolescentes e jovens protagonistas da sua própria história.

A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS), com apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (SEMPS) e reuniu cerca de 300 pessoas no Espaço Ação Social Arquidiocesana, no Garcia. Participaram também da conferência, representantes da FCM, usuários dos serviços de assistência social, trabalhadores da área, gestores públicos, entidades sociassistenciais e representantes de organizações civis e comunitária. O objetivo da Conferência foi definir as prioridades para a construção no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos.

O secretário Bruno Reis apresentou as ações que vem desenvolvendo no município e um balanço dos cinco meses à frente da pasta. “Estamos reestruturando a secretaria, requalificando os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e os Centros de Referência Especial de Assistência Social (CREAS), por meio de uma repactuação com os entes conveniados federal (MDS) e estadual (SJDHDS), com a expectativa que os CREAS voltem a atender jovens em medidas socioeducativas em ambiente aberto”, disse o secretário, que apresentou ainda ações voltadas para a população de rua, idosos e crianças e adolescentes.

Também participaram do evento a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaciara Costa, a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e conselheira Nacional de Assistência Social, Clátia Vieira, a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Mara Moraes, o representante das entidades socioassistências, Josias Sousa, a representante do Fórum nacional dos usuários do SUAS, Maria Lopes, a coordenadora Geral do departamento de Benefício da Assistência Social, Valdênia Sousa, e o ex-vereador, Pedro Godinho.