Fundação Cidade-Mãe inaugura novo espaço de convivência e cria 300 novas vagas para cursos profissionalizantes e oficinas culturais

As crianças, adolescentes e jovens do entorno da sede da Fundação Cidade-Mãe (FCM), entidade vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (SEMPS), localizada no Engenho Velho de Brotas, ganham um espaço para oficinas culturais e cursos profissionalizantes. O novo Centro de Convivência Socioassistencial Bariri das Artes foi inaugurado ontem, dia 12/11.

Com o novo espaço a FCM disponibiliza 300 novas vagas para cursos que vão desde dança, artes visuais e xadrez a auxiliar administrativo e manutenção de computadores, tudo dentro do Programa de Aprendizagem onde os jovens além de terem formação profissional ainda recebem meio salário mínimo por mês das empresas parceiras.

“O espaço foi todo pensado e reestruturado, com rampa de acesso na entrada principal, horta, além de uma sala de dança, leitura e de inclusão digital e uma oficina de artes no andar térreo. Todo o material produzido depois será exposto nas áreas de convivência do prédio”, afirma Risalva Telles a Presidente da Fundação. A grande preocupação foi ter um espaço atraente, por isso investimos tanto nas artes, no estímulo à criatividade e na livre participação do jovem. A arte está sendo trabalhada como processo de transformação e elevação da autoestima e confiança.

A obra contou com a ativa participação da Sertenge Engenharia e apoio da Gantois Construtora, Seleta Engenharia e mais 23 empresas que vem se juntando à Fundação Cidade Mãe fortalecendo o trabalho voltado às Crianças, Adolescentes e Jovens em vulnerabilidade social na nossa Cidade. O importante é que estamos criando condições para atrair Parceiros. A confiança, a responsabilidade, a transparência e os resultados nos levam a isto. O trabalho sério e competente do nosso prefeito ACM Neto nos ajuda a nessa aproximação.

Na inauguração do BARIRI DAS ARTES também foram expostas obras de artes de renomados artistas como Gilson Cardoso e de jovens apoiados pela Fundação assim como apresentação de ballet clássico dos jovens do nosso Centro de Convivência de Canabrava.

Fruto de um atendimento integral ao nosso público foram entregues, ainda, óculos de grau, do projeto Olhar Solidário do Instituto de Olhos Freitas, Óticas Carol e Lentes Varilux, lentes essas que vão de 3 a 16 graus.

Esse evento foi um verdadeiro marco na história de 20 anos da Fundação Cidade Mãe. Pela primeira vez em nossa abrimos as portas da nossa sede administrativa para atender a comunidade na qual estamos instalados. “Um vez o prefeito me perguntou: “O que você está fazendo na comunidade que você está?”. Isso foi muito impactante para mim e eu comecei a estruturar todo um trabalho de atendimento ao público de Engenho Velho de Brotas, em especial à comunidade do Bariri que é nossa vizinha”, declarou a Presidente da FCM durante a solenidade.