FCM inicia mais uma turma de Jovem Aprendiz

Aconteceu hoje pela manhã, a aula inaugural da turma de Formação Profissional em Dança , que faz parte do projeto Jovem Aprendiz Especial FCM. Essa turma é uma continuidade do trabalho que começou em 2014, quando a Fundação Cidade Mãe conseguiu, junto ao Ministério do Trabalho, Emprego e Renda (MTE), um Registro Especial para fornecer formação profissional a jovens de 14 a 21 anos, nas atividades artísticas e culturais de Artes Visuais, Dança, Recreador e Teatro.

A turma que iniciou hoje suas atividades nas instalações da Sede da FCM, faz parte da comunidade do Bariri, que fica localizada no Engenho Velho de Brotas. A Presidente da Fundação Cidade Mãe falou da alegria de poder abrir as portas da sede da Fundação para receber jovens da comunidade, ofertando a eles a oportunidade de crescimento profissional “Queremos que a comunidade do Bariri tenha orgulho de nós. A dança é uma ferramenta que leva ao equilíbrio, a auto confiança, elevação da auto estima e proporciona uma ampliação da visão de mundo nessa importante fazer da vida”, afirmou.

Dos quase 500 jovens inscritos, 19 foram selecionados e já começam amanhã as aulas teóricas. O curso de Formação Profissional é dividido em dois blocos: Bloco Integrador onde são ministradas aulas sobre língua portuguesa, raciocínio lógico, mercado de trabalho, educação fiscal e outras disciplinas que são exigidas pelo MTE; e o Bloco Específico que é subdividido em aulas teóricas e práticas de Dança. O curso tem duração de 15 meses e, durante esse período, os jovens recebem uma bolsa auxílio de meio salário mínimo para estudarem como jovens aprendizes.

O projeto conta ainda com a parceria da empresa Seleta, que é a responsável pela contração dos 19 jovens participantes. Para Sra Dinalva Cunha, sócia-gerente da empresa, essa é uma oportunidade de crescimento profissional para meninos e meninos que almejam um bom desempenho no mercado de trabalho, uma vez que eles serão empregados, com carteira assinada, para estudar e se aperfeiçoar profissionalmente. Ao final da aula inaugural os jovens, e seus respectivos responsáveis, assinaram o contrato com a Seleta, e verificaram as medidas para o fardamento.

As primeiras turmas da FCM que começaram em julho de 2014, serão formadas ainda esse mês. A turma que iniciou hoje deve se forma em dezembro de 2016.