A FCM comemora os 25 anos do ECA

ECA – 25 anos! Temos muito para comemorar

Parece que foi ontem, mas, o Estatuto da Criança e do Adolescente comemorou suas bodas de prata no último dia 13 de julho. E os educandos da AABB Comunidade Salvador não poderiam ficar de fora desse evento tão importante para a vida deles.

Foi uma semana de muitas atividades nas quais propusemos aos nossos educandos uma ampla discussão sobre a trajetória do ECA, enfatizando, inclusive, o ANTES e o DEPOIS da implementação da lei 8069/90, justificativas para a sua criação, aplicabilidade e os benefícios da proteção dos nossos jovens em todos os segmentos sociais que eles integram.

As discussões e apropriação das informações tiveram início na primeira semana de julho, nas diversas oficinas, enfatizando-se a valorização e a participação de todos, através da expressão oral e escrita, além das pesquisas realizadas no nosso Infocentro, orientadas pelo educador de tecnologia Jodeilson Santos, pelos curtas exibidos e refletidos com os educandos de Artes Visuais, orientados pelo educador Júlio Cardoso e pelas rodas de conversa na Sala de Leitura  com os educandos de Esportes e Lazer, Dança e Teatro, coordenadas pela psicopedagoga Julijói Ferreira dos Santos.

Nossos educandos tiveram a oportunidade de assistirem também ao filme “Vem Dançar”, que aborda a relação de um professor de Dança que utiliza a arte na tentativa de ressocializar adolescentes rebeldes de um centro de reintegração social num bairro pobre de Nova York. O recurso foi um marco motivacional para discutirmos a necessidade de conhecimento e reflexão sobre a legislação pertinente, bem como, lançarmos a polêmica sobre a redução da maioridade penal e as consequências geradas caso a alteração seja aprovada pelo Senado.

A comemoração proporcionou a contemplação de vários objetivos pedagógicos, tais como a valorização da discussão democrática e a diversidade de opiniões, a aquisição de novos conhecimentos sobre o ECA, o incentivo à responsabilidade social, a compreensão da realidade na qual os nossos educandos  estão inseridos, bem como a ampliação da consciência crítica e cidadã.

O melhor momento guardamos para o último dia em que cantamos “parabéns” em volta do bolo, para os 25 anos do ECA, lembrando a todos que o valor de uma lei só pode ser efetivado quando ganha a voz de cada um deles. Todos os dias.

Texto de Jacqueline Galvão

Coordenadora Pedagógica/Programa AABB Comunidade Salvador Bahia